Sugestões minha para alguns
capítulos do livro Leo e as caixas de
música, do maestro e escritor Ricardo Prado. Essas atividades e
questionamentos a partir da leitura do livro deram certo com minha turma de
realfabetização.
Eu sei que para os professores do
projeto Fórmula da Vitória há um CD repleto de material e atividades para esse
livro mas eu quis criar uma outra opção mais próxima da minha realidade, mais
próxima do que preciso para meus alunos.
Sobre o livro:
Leo, um adolescente de 14 anos enfrentando diversos conflitos como a viagem dos pais para o exterior, notas ruins na escola, seu melhor amigo começou a namorar, coisas aparentes normais a qualquer adolescente mas com um diferencial: o rock and roll como trilha sonora dessa história.
DO CAPÍTULO
1 AO CAPÍTULO 10
Capítulo 1
– MEDO
Assim como o personagem Leo, todos temos
medo de alguma coisa. Pergunte aos alunos do que eles têm medo. Eu fiz um
cartaz com as respostas deles.
Capítulo 2
– HELENA
Neste capítulo descobrimos que os
pais de Leo viajaram para Praga, capital da República Checa, mas ele ficou no
Brasil com a avó paterna Helena.
O pai do Leo é um diplomata. Mas o
que significa ser um diplomata? Os alunos podem procurar no dicionário o
significado da palavra e registrar no caderno.
Trabalhando ortografia: Escrever
cinco palavras que tenham cada sílaba DI – PLO – MA – TA ou eles podem
procurar essas palavras em jornais ou revistas e colar no caderno.
Capítulo 5 – NÃO É AMOR
Leo ganha de sua avó um disco do
Legião Urbana e escuta as músicas como se fossem mensagens dele para o pai.
Uma abordagem que pode ser feita
nesse capítulo é sobre a relação pai e filho. Muitos alunos meus não possuem um
relação amistosa com os pais, então cada um pode escrever o que gostaria de
dizer para o pai. Não precisam entregar se não quiserem.
Na música “Será”, do Legião Urbana
temos o verso “Será que vamos conseguir vencer?”. Como o nome do projeto no
qual estou trabalhando chama-se Fórmula da Vitória, pensei nos seguintes
questionamentos: Será que eles (meus alunos) irão vencer seus medos, superar as
dificuldades? Será que eles acreditam que irão vencer essa etapa? O que é
preciso para ser um vencedor? (coloquei a música para eles ouvirem)
Trabalhei também a questão da
semântica da palavra “será”: Essa palavra nesse contexto expressa dúvida.
Sugira que os alunos criem outras frases com essa palavra nesse mesmo sentido.
E quais outras palavras também significam dúvida.
Capítulo 6 – GRAVATAS
Leo relembra um presente que
detestou ganhar do pai no seu aniversário de 10 anos. Mas o que será que ele
gostaria de ter ganhado ao invés de quatro gravatas?
Pergunte aos alunos se já ganharam
um presente que não gostaram e qual foi.
Capítulo 8 – LUGAR
O melhor amigo de Leo, Felipe, pede
uma prova da amizade dos dois num episódio no colégio. Levante as questões com
os alunos: O que significa ser amigo de alguém? Quem é seu melhor amigo? Você
também poderá propor a criação de um acróstico com a palavra AMIGO.
Capítulo 9 – LEÃO
O menino Leo mostra claramente
odiar seu nome, nome este que possui uma história e segue gerações. Pergunte se
os alunos gostam do nome que têm e se eles sabem quem escolheu. Eu contei para
meus alunos que se eu não me chamasse Raquel me chamaria Viviane. Meus pais
tiraram no papelzinho e saiu Raquel. Eu gostei. Minha mãe que escolheu. Outra
ideia legal é pesquisar o significa do nome de cada aluno na Internet.
Gostei desse trabalho.
ResponderExcluirAmei essa ideia e vou colocar em pratica com meus alunos. show!
ResponderExcluir