Aproveitando que estou trabalhando adjetivos com a turma, li este poema e pedi que substituíssem os adjetivos por outros.
APRENDER, palavra doce/E fácil de decorar/Por mais que o tempo passe/Seu valor não vai passar/A cada dia que nasce/Nosso interesse renasce/Em qualquer ocasião/Do saber ela é dona/É ela que impulsiona/A mola da educação. (Cordel de Arievaldo Viana)
segunda-feira, 29 de abril de 2013
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Exercícios de alfabetização II
Reunir as figuras iguais e ordenar as sílabas para formar a palavra...
Ordenando os parágrafos do texto...
domingo, 14 de abril de 2013
Festinha de aniversário para mim
Na sexta-feira (12/4) meus alunos me surpreenderam com uma festinha de aniversário. Tudo planejado entre minha turma atual e meus alunos do ano passado. Fiquei super feliz com esse carinho todo. Eles sempre fazem isso comigo e eu adooooro! Amo muito todos eles!
Minha querida aluna Shirley.
Minha querida aluna Janaina.
Eles não iam perder a oportunidade! 92 anos... Brincadeira né?! rsrsrs
O bolo que minha aluna Evellyn fez. Huuuummmmm... Delicioso!!!
Alguns alunos da turma desse ano e também alunos do ano passado.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Hora do Conto - I
Meus alunos foram convidados a participarem, na Sala de Leitura da minha escola, da Hora do Conto. A professora responsável pela Sala escolheu o conto A Cartomante, de Machado de Assis. Todos ouviram atentamente. Ao retornarem para a sala pedi que dessem um final feliz para Vilela, o marido traído.
A Cartomante em quadrinhos Clique aqui
Paisagem Natural X Paisagem Humanizada
Paisagens naturais são aquelas
que conservam sua origem, que estão da forma como surgiram sem a interferência do
homem.
Paisagens humanizadas são aquelas que sofreram alguma alteração pelo homem.
Aproveitei o assunto e mostrei aos meus alunos dois quadros de Tarsila do Amaral. O primeiro O Lago, como sendo uma paisagem natural. O outro, O Pescador, representando para nós uma paisagem humanizada. Depois de analisarmos cada quadro, dividi a turma em dois grupos ficando os alunos de cada grupo responsáveis pela releitura de um quadro.
Para conhecer outras obras de Tarsila do Amaral Clique aqui
São poucos os lugares que ainda
não foram transformados de alguma forma pelo ser humano. Veja exemplos de
paisagens naturais que sofreram poucas interferências da ação humana:
• no Brasil, temos a Floresta Amazônica
e o Pantanal Mato-grossense;
• na África, temos o deserto do
Saara que é a maior região árida do mundo;
• no polo sul, temos a Antártida,
o continente “gelado”, com os seus pinguins.
Pantanal Mato-grossense
Paisagens humanizadas são aquelas que sofreram alguma alteração pelo homem.
Cidade do Rio de Janeiro
Aproveitei o assunto e mostrei aos meus alunos dois quadros de Tarsila do Amaral. O primeiro O Lago, como sendo uma paisagem natural. O outro, O Pescador, representando para nós uma paisagem humanizada. Depois de analisarmos cada quadro, dividi a turma em dois grupos ficando os alunos de cada grupo responsáveis pela releitura de um quadro.
O Lago - Paisagem natural
O Pescador - Paisagem humanizada
Para conhecer outras obras de Tarsila do Amaral Clique aqui
Trava-língua
Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem "travar a língua". Isso acontece por serem frases formadas por palavras que apresentam muitas sílabas formadas com os mesmos sons.
Como atividade, primeiro coloquei o vídeo Trava-língua, de Patati e Patatá, sugerido pelos próprios alunos. Excelente vídeo!
Depois distribuí para os alunos tiras de papel com frases e pedi que cada um tentasse ler o seu trava-língua. A diversão está no desafio de repeti-lo sem errar.
Exemplos de trava-línguas
sábado, 6 de abril de 2013
O Universo
Vídeo sobre Os planetas.
Propus à minha turma que montássemos o nosso Sistema Solar. Os alunos foram muito participativos e talentosos como sempre. Sei que sou suspeita para falar mas ficou lindo!
Vídeo explicando os movimentos de Rotação e Translação.
Quem precisar de mais material pode acessar:
Apostila de Ciências da Prefeitura do Rio
Apostila de Ciências da Prefeitura do Rio
As estações do ano
Algumas ideias de como trabalhar as estações dos ano.
O período de cada estação.
Sobre a estação atual: O Outono.
O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizada pelas
noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as
mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na
coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”).
Música Outono, de Djavan.
Outra ideia também é pedir aos alunos que façam uma ilustração sobre o Outono em folha ofício ou no próprio caderno, como eu fiz.
Ensinando a ver hora
Em toda turma que entro percebo que é muito comum os alunos não saberem ver as horas em relógio analógico. Por isso, todo o ano me esforço muito para ensiná-los, e todos chegam no final do ano sabendo direitinho. O importante é treinar todos os dias. Vejam algumas sugestões de como ensinar a turma:
O relógio (Vinícius de Moraes)
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…
O relógio (Vinícius de Moraes)
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…
Assinar:
Postagens (Atom)