terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como receber os alunos


Olá, queridos colegas educadores.
 
As aulas estão começando. Muitos alunos assim com nós devem estar curiosos ou até mesmo com medo do que está por vir. Sabemos que nem sempre o caminho é fácil, mas podemos fazer algumas pequenas coisas para que fique melhor. O primeiro dia de aula é muito importante para conquistar os alunos. Por isso, aqui vão algumas ideias que sempre utilizo com minhas turmas de realfabetização para adolescentes.
  
A sala de aula precisa ser um ambiente alfabetizador. Decore a sala com calendário, relógio, alfabeto, mural de avisos, cartazes de boas vindas, cartazes com mensagens de otimismo. Monte também um Cantinho da Leitura (que pode ser até uma caixa) com livros, textos avulsos, revistas, gibis, dicionários, jornais.

Obs.: Para quem trabalha com adolescentes, não se preocupe se a sala parecerá infantilizada, pois toda essa ornamentação é necessária para o processo de ensino-aprendizagem, e meus alunos sempre gostaram.

Se puder, prepare uma gostosa recepção com guloseimas ou então apenas um cartãozinho de boas vindas com um doce. Você também pode dar lembrancinhas como marcador de página, chaveiro, lápis ou algo feito por você.

Receba os alunos com um largo sorriso, demonstrando que está muito feliz.

Fale sobre você, seu trabalho, experiências e expectativas, para que assim os alunos se sintam mais à vontade para falarem sobre si. Demonstre interesse pela vida deles, mas sem muito interrogatório.

Explique para a turma como as aulas deverão acontecer, mostre a proposta do projeto, sua proposta de trabalho.

Elabore atividades para conhecer um pouco sobre eles e também para avaliar o nível de conhecimento de cada um.

Acredito que essas ações farão toda a diferença!
BOA AULA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.