domingo, 25 de novembro de 2012

Texto com interpretação: O médico fantasma

O MÉDICO FANTASMA

            Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará.
             Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
            — Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
            — Eu não! — disse o outro.
            — Acredita sim! — insistiu o mais novo.
            — Pode apostar que não — replicou o outro.
            — Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
            — Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
            Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
            Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
            — Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
            — Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
            O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
            — Obrigado. Como é que o senhor se chama?
            — Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
            O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
            — Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
            E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.

Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”.

São Paulo. Cia das letrinhas, 1997

INTERPRETANDO O TEXTO

1) Responda no caderno:

a) No início do texto, onde estavam os personagens?

b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?

c) O que era necessário para ganhar a aposta?

d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?

2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.

3) Você ficou com medo? Por quê?

4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?

5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio? Por quê?

6) Você já passou por uma situação assustadora? Era um medo real ou imaginário? Conte aqui a sua história.

sábado, 24 de novembro de 2012

Classes de palavras

A pedido dos meus alunos, estou postando esse material sobre classes de palavras.

SUBSTANTIVO – é a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, objetos, etc.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

ARTIGO – palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

PRONOME – é a palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para dar uma arrumação e uma limpeza.

VERBO – palavras que expressam ações ou estados.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.

INTERJEIÇÃO – palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.

Exemplo: Meu Deus! O quarto da minha irmã está muito sujo, precisa de duas pessoas para darem uma arrumação e uma limpeza.





quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia Internacional do Livro

Queridos leitores.
Confesso que fiquei na dúvida quanto à data de comemoração do Dia Internacional do Livro. Algumas fontes diziam 23 de abril, umas 22 de novembro e outras 23 de novembro. Pus fim a minha dúvida consultando o site do Senado Federal e vi que a data correta é 23 de novembro.

A história do livro...


Pouco se sabe sobre seu nascimento, mas ele é o símbolo natural da sabedoria e o significado do conhecimento. Sua história começa oficialmente com o alemão Johanes Guttenberg, em 1438, que proporcionou a reprodução de obras, fazendo com que ficassem acessíveis a um maior número de pessoas. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia, e antes dessa invenção, os livros eram copiados à mão. No oriente, sua história é mais antiga, sendo que existem documentos japoneses impressos, datados entre 764 e 770.




Se você é professor, aqui vai uma dica: Se tiver uma sala de leitura de na sua escola, leve seus alunos até lá e os ajude a escolherem um livro para lerem em casa. Você também poderá fazer sorteios de livros na sala.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de Português















 

Verbos impessoais

Os verbos impessoais são verbos que não possuem sujeito. Como eles não possuem sujeito, não têm com quem concordar, ficando, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular.


Verbo HAVER - quando sinônimo de existir, acontecer, fazer.
Verbos ESTAR, FAZER e SER - quando indicam tempo.


domingo, 18 de novembro de 2012

Cartão de Natal para servidor do Rio


Os cerca de 130 mil servidores municipais ativos e inativos da Prefeitura do Rio que vão receber o cartão de Natal poderão usá-lo em mais estabelecimentos este ano do que nos anteriores. Isso porque a licitação que escolheu a empresa responsável pela confecção dos cartões foi vencida pela Policard, que trabalha com as redes de supermercados Walmart, Carrefour e do Grupo Pão de Açúcar, entre outras. Nos últimos anos, o Grupo Pão de Açúcar ganhou as licitações, o que limitava o uso do cartão somente às lojas da rede.
Os funcionários vão receber um cartão de R$ 110, mas o valor final de cada um deles para a prefeitura ficou em R$ 109,56. O cartão será entregue até 14 de dezembro e poderá ser usado até 28 de fevereiro de 2013.


Fonte: http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/servidor-municipal-do-rio-tera-mais-opcoes-para-usar-cartao-de-natal-6755622.html#ixzz2CbCyZFqT

sábado, 17 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), propus uma discussão na sala sobre ser negro, sobre a cultura negra (texto sobre Zumbi depois das fotos). Depois os alunos pintaram gravuras relacionadas à raça negra. Também fizeram um cartaz com mãos negras e um poema. 









Quem foi Zumbi e realizações

        Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver. Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
        No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
        Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
       O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 

Importância de Zumbi para a História do Brasil

        Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.




Fica o recado...


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Festa de Dia das Bruxas (Halloween) na sala

No dia 30 de outubro realizei na sala de aula uma festa de Halloween que os alunos chamaram de Festa do Horror. Eles me ajudaram a ornamentar a sala. Fiz brincadeiras com eles e presenteei os ganhadores com chaveiro e adesivos de caveira e também com uns livros da Coleção Hora do Espanto, de Edgar J. Hyde, Editora Ciranda Cultural. Eles curtiram muito. Vejam algumas fotos da festa.